Pular para o conteúdo principal

Aula 1

 


Aula 1 - Catequese Básica

 Tópico 1: A Igreja

Igreja Projeto de Deus

“Deus criou o mundo em vista da comunhão com sua vida divina, comunhão esta que se realiza pela “convocação” dos homens em Cristo, e esta “convocação” é a Igreja.” (CIC 760). Em tudo que Deus faz é em vista do Amor, tendo criado o mundo perfeitamente, o homem se desvirtuou pelo pecado, instaurando o caos na ordem natural, de igual forma, os anjos caídos e o diabo tomaram posse deste reino, o mundo.

Contudo, é pela Igreja que Deus nos surpreende, demonstrando seu amor. A Igreja é “ ‘o projeto visível do amor de Deus pela humanidade’ que quer que o ‘gênero humano inteiro constitua o único povo de Deus, se congregue no único Corpo de Cristo, seja construído no único templo do Espírito Santo’ ”. (CIC 776)

Pela Igreja, instituída e regida pelo seu próprio Filho, Jesus Cristo, que é Cabeça, uma nova aliança, preparada pela aliança do Antigo Testamento, instaura o Reino de Deus no mundo e são exorcizados e salvos os filhos que ingressam a este corpo pelo batismo. “Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou o Reino dos Céus na Terra. A Igreja ‘é o Reino de Cristo já misteriosamente presente.’ ” (CIC 763)

Essa Igreja é então fundada por Cristo, a Pedra Angular, sobre Pedro, a Pedra, “"tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16, 18), e plenificada pela vinda do Espírito Santo em pentecostes, que a constituí um só Corpo com Cristo e portadora de todos os meios para a salvação, tendo como fim único “à santificação dos homens em Cristo e à glorificação de Deus” (CIC 824).

"Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus." (Efésios, 2, 19-22).

Igreja no Minecraft

''Em meados do ano de 2015, a inspiração divina nos levou, um grupo de adolescentes, amantes de Cristo, do Evangelho e da Igreja a darmos início aos primeiros passos na obra da evangelização deste lugar, dispondo de poucos recursos digitais. Decidimos, com coragem, abrir as portas deste lugar para Cristo e anunciar, sem medo, a doce e reconfortante Alegria do Evangelho num mundo cada vez mais fechado ao Senhor Jesus. A missão da Igreja aqui e em todo lugar deve ser a de anunciar, sem medo, que Cristo vive e nos quer vivos, como suas testemunhas. O maior e melhor exemplo que a Igreja pode dar, muito mais do que por palavras, é pelo seu testemunho e pela sua atitude''.

“A priori, a Igreja no Minecraft não tem o poder salvífico de Nosso Senhor Jesus Cristo [29], no entanto, é chamada a espelhar-se na glória da Igreja da realidade, para que possa arrebanhar ''as almas para Deus, como um pequeno reflexo da glória da Igreja na realidade [30]''. À vista disso, somos uma comunidade de fé e vivência do carisma Santo e Invicto da Santa Madre Igreja, com o intuito de evangelizar e difundir à santidade a partir da prática da escuta e pregação da Palavra.”

''E, enquanto estamos nesta rede social e ousamos usar o Santo Nome de Deus, o façamos com amor, com convicção! E com um único desejo: Evangelizar! Sendo assim, a organização eclesial da Santa Igreja presente no Minecraft demonstra sua principal missão: levar à glória da Igreja aos que se encontram neste parâmetro virtual, para que se sintam chamados, de fato, a cerne d'Ela, e, deste modo, possam encontrar-se com suas vocações – de modo especial os chamados ao presbiterado - e ter seu encontro com Deus, que usa-nos de diversas maneiras para conseguir almas para Ele.” (PREDICATE EVANGELIUM 21; 22; 23; 24)

Tópico 2: A Hierarquia do Clero e o Tratamento

O SEMINARISTA

O seminarista é você, que está cursando as aulas do seminário e ainda não compõe a hierarquia do clero; porém já representa as imagem da Igreja. Assim, exige-se postura de respeito e de cristão dentro dos quartos. Um seminarista deve dar testemunho de sua fé, praticar o bem e o amor, ter um vocabulário limpo e sem palavras chulas, viver a castidade.

Uma das formas de testemunho do seminarista é a identificação na missão e o uso da batina, a veste que representa os clérigos. Quando o clérigo usa a batina, ele mostra para todos que é um ser revestido de Cristo, que diz ‘estou à serviço de Deus'.

Batina preta (Para ser usada no cotidiano)

Batina com Sobrepeliz (para ser usada nas celebrações)


HIERARQUIA ECLESIÁSTICA

É a organização dos membros do clero, segundo graus sucessivos de poderes e de responsabilidades.

A Hierarquia do clero começa no Diácono e termina no Papa.

PAPA > CARDEAL > BISPO > PADRE > DIÁCONO

Observação: Existem outros cargos, mas são apenas títulos, como: CÔNEGO, MONSENHOR, ARCEBISPO entre outros.

Diáconos

Ordenados ao Primeiro Grau da Ordem Sacerdotal. São ordenados para o serviço e não para o sacerdócio.

Batina: Inteiramente preta, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias pretas. 





Padres

Ordenados ao Segundo Grau da Ordem Sacerdotal. São ordenados para o sacerdócio.

Batina: Inteiramente preta, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias pretas.

Dentro do segundo grau da ordem há dois títulos: Cônego e Monsenhor. São Padres detentores de títulos.





 

Cônego: Título concedido pelo Bispo local.

Batina: preta com detalhes em vermelhos, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias pretas.





Monsenhor: Título concedido pelo Papa, a pedido do Bispo. 

Batina: preta com detalhes em violáceo, solidéu preto (opcional), faixa violácea e meias violáceas.



Bispos:

Ordenados ao Terceiro Grau da Ordem Sacerdotal. São os chefes ou auxiliares das Arquidioceses e Dioceses do mundo. Arcebispos são bispos responsáveis por uma Arquidiocese.

Batina: Batina preta com detalhes vermelhos, solidéu violáceo, faixa violácea, meias violáceas e cruz peitoral.



Cardeais:

São Bispos que detém o título de Cardeal. São os Príncipes da Igreja. Responsáveis pela eleição do Papa, e, com este, do governo da Igreja Católica.

Batina: batina preta com detalhes vermelho, solidéu vermelho, faixa vermelha, meias vermelhas, e cruz peitoral.    





Papa

O maior representante de Cristo na terra, chefe da Igreja Católica.

Batina: batina completamente branca,  solidéu branco, faixa branca, meias brancas e cruz peitoral. O único clérigo que pode usar os sapatos vermelhos (múleos).




PRONOMES DE TRATAMENTO

Diácono e Padre: Vossa Reverendíssima; Reverendo.

Bispo: Vossa Excelência; Excelência.

Cardeal: Vossa Eminência; Eminência.

Papa: Vossa Santidade; Santidade (entre outros nomes como Santo Padre)

 

INSÍGNIAS CLERICAIS - ANEL

BISPOS, CARDEAIS e o PAPA usam um anel que simboliza a aliança e o compromisso com o povo de Deus, com seu rebanho.

Bispo: Anel Episcopal

Cardeal:  Anel Cardinalício

Papa:  Anel do Pescador

 

REVERÊNCIA AOS CLÉRIGOS

Ao ver um Clérigo, você se ajoelha (opção de agachar) diante dele e pede a bênção. Depois de concedida a bênção, beija-se o anel.

Segue-se o modo geral de pedir a bênção:

De joelhos:

"Vossa Bênção" .... *Beijo anel* (digitado no chat do jogo)

A esse modo geral de pedir a bênção, deverá ser adicionado o pronome de tratamento e o tipo de anel do clérigo, segundo a hierarquia.

A um Bispo: 

"Vossa bênção, Excelência”

Depois que ele abençoar, você diz: 

*Beijo Anel Episcopal*


A um Cardeal: 

"Vossa bênção, Eminência”

Depois que ele abençoar, você diz: 

*Beijo Anel Cardinalício*


Ao Papa: 

"Vossa bênção, Santidade”

Depois que ele abençoar, você diz: 

*Beijo Anel do Pescador*

ou ainda:

*Beijo anel do pescador e pé destro*


A Diáconos e Padres:

Diáconos e padres não usam o anel como ínsignia. No lugar do anel, beija-se suas mãos.

“Vossa bênção, Reverendo”

Depois que ele abençoar, você diz: 

*Beijo suas Mãos*


APÊNDICE

VESTES CORAIS 

Vestes corais são o conjunto de vestes que os clérigos usam em ocasiões solenes e certas ocasiões como:

          Atos de piedade em local sagrado;

          Assistir à Santa Missa ou outro rito litúrgico de um local de destaque e de modo laico, sem a celebrar;

          Presidir algumas horas canônicas da liturgia das horas.

 

Padre:





Cônego:



Monsenhor:



Bispo:

 




Cardeal:

 




Papa:

 




Tópico 3: Os Sacramentos

Fazei isto em memória de mim.

A Igreja de Cristo, sua esposa, permanece desde seu início a celebração dos sacramentos, de forma especial a Celebração Eucarística “fonte e ápice de toda a vida cristã” (CIC 1324). Os sacramentos foram reconhecidos pela própria Igreja e são guardados por ela pela ação do Espírito Santo. Esses sacramentos são a continuação da vida de Jesus em nossas vidas, sendo um só corpo com Ele, permanecemos realizando suas ações salvíficas, fundamentadas pela Palavra e a tradição apostólica, a fim de manter a União, a Salvação e Nova Aliança.

“A Igreja afirma que, para os crentes, os sacramentos da nova aliança são necessário para a salvação.” (CIC 1129). Assim Jesus Cristo, este que mais bem nos quer, intercede pela Igreja por sua ação nos sacramentos, através dos ministros, para que o Pai envie seu Espírito Santo, o laço de união do Pai e do Filho, a qual fazemos parte do Corpo, para nossa santificação.

            São os sacramentos da Santa Igreja: Batismo, Crisma, Eucaristia, Matrimônio, Ordem e Unção dos Enfermos.

Sacramentos na Igreja do Minecraft

“A Eucaristia é centro e ápice da vida da Igreja, e, por meio dela, todos podem participar das núpcias do Cordeiro Pascal, o Sacrifício Eucarístico, a Ceia do Senhor.” (Mysterium Dominus 4). Fazendo-nos Igreja no Minecraft e buscando aproximar as pessoas da Igreja da realidade, a prática da celebração litúrgica não poderia ficar de fora, pois “na celebração dos sacramentos, a Igreja transmite a sua memória, particularmente com a profissão de fé” (Lumen Fidei, Papa Francisco, 2013). No ambiente virtual se torna meio de anúncio da Palavra de Deus e de evangelização, pois “aos católicos os sacramentos dissimulados induzirão a reflexão, e aos não católicos ou não praticantes, induzirá a descoberta, isto é, à busca em descobrir ainda mais os mistérios do coração da Trindade, que se revela a nós pela razão que é iluminada pela fé. “ (Predicate Evangelium 32) 

''Sabemos que a memória da qual Cristo fala é a comemoração, é o memorial, é tornar presente. Porém, em nossa realidade de Minecraft sabemos que isso não ocorre. Já nos dizia o Concílio Vaticano VII, na Constituição Salus Animarum, que “na ação de qualquer ato litúrgico no Minecraft não há sacrifício, nem de Cristo e nem pessoal. As ações são um ato de louvor a Deus, de evangelização e de aproximação dos fiéis a Liturgia Católica”. A Igreja Minecraftiana não apresenta em seu âmbito a dissimulação de sacramentos, já que ela oculta a matéria e as palavras necessárias para sua validade, tornando-se, portanto, uma breve lembrança. Que não a torna insignificante, mas um ato de amor e louvor ao Deus que nos remiu por Seu sangue e nos revigorou por Sua Ressurreição.  Deste modo, a Igreja, pelas celebrações, busca dar glória a Deus e levar os homens a procurarem sua santificação” (Predicate Evangelium 31).

TÓPICO 4: CORES E TEMPOS LITÚRGICOS

TEMPOS LITÚRGICOS

A Santa Igreja vive ao longo do ano os Mistérios da vida de Cristo. Esse ciclo celebrativo é o calendário litúrgico da Igreja, formador em torno de dois grandes Ciclos: Natal e Páscoa.

Inicia-se no Advento e encerra-se na Festa de Cristo Rei.

CICLO DO NATAL

ADVENTO – Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.

Início: 4 domingos antes do Natal  /  Término: 24 de dezembro à tarde

Espiritualidade: Esperança e purificação da vida

Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias

Cor: Roxa

NATAL – 25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.

Início: 25 de dezembro  / Término: Na festa do Batismo de Jesus

Espiritualidade: Fé, alegria e acolhimento.

Ensinamento: O filho de Deus se fez Homem

Cor: Branca

TEMPO COMUM

1ª Parte – Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.

Início: 2ª feira após o Batismo de Jesus  /  Término: Véspera da Quarta-feira das Cinzas

Espiritualidade: Esperança e escuta da Palavra

Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus

Cor: Verde

CICLO DA PÁSCOA

Quaresma: Começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo da Ressurreição. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa.  Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor.

Início: Quarta-Feira das Cinzas  /  Término: Domingo de Páscoa

Espiritualidade: Penitência e conversão

Ensinamento: A misericórdia de Deus

Cor: Roxa

PÁSCOA – Começa com a ceia do Senhor na quinta-feira santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdote. Na sexta-feira celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Celebração da Palavra. No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da páscoa: o Domingo da Ressurreição. A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes. (Pentecostes: É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito.)

Início: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal)  /  Término: No Pentecostes

Espiritualidade: Alegria em Cristo Ressuscitado

Ensinamento: Ressurreição e vida eterna

Cor: Branca

TEMPO COMUM

2ª Parte – Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento.

Início: Segunda-feira após o Pentecostes  /  Término: Véspera do 1º Domingo do Advento

Espiritualidade: Vivência do Reino de Deus

Ensinamento: Os Cristãos são os sinais do Reino

Cor: Verde

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/catequese/coroinha/apostilas/01/05.htm

CORES LITÚRGICAS

São seis as cores usadas na liturgia católica dependendo do tempo litúrgico ou do tipo de celebração. São elas: VERDE, VERMELHO, ROXO, BRANCO, PRETO e RÓSEA.

Observação: Existe a cor “Azul”, mas ela só é usada a critério do Celebrante nas celebrações de Nossa Senhora. Mas pode ser usado o Branco.


SIGNIFICADO E USO DAS CORES

 

VERDE: Simboliza esperança. Usa-se nas Missas do Tempo Comum. 

VERMELHO: O vermelho simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires.

É usado: no Domingo de ramos; na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes; nas celebrações da Paixão do Senhor; nas festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos Mártires. 

ROXO: Simboliza a penitência, contrição, conversão.

É usado no Tempo do Advento e no Tempo da Quaresma, nas celebrações fúnebres, na celebração dos sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos Simboliza a penitência, contrição, conversão.

RÓSEA: Significa a alegria que está por chegar mas sem sair do clima penitencial que seus tempos proporcionam. 

A cor Rosa é usada em duas ocasiões no ano litúrgico: no Domingo Gaudete (3º Domingo do Advento) e no Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma).

BRANCO: Simboliza a alegria, a pureza e a vida eterna.

 O branco é usado nas Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor; nas solenidades, festas e memória dos santos; na celebração do Batismo, da Crisma e do Matrimônio.

Observação: A cor Dourada, também é substituta do Branco.

PRETO: É símbolo de luto, significando a tristeza da morte e a escuridão do sepulcro.

É usado nas Missas pelos mortos.

Comentários